A fórmula apontada pelas consultoras para o sucesso na implantação do uniforme envolve bom senso e envolvimento dos empregados.
Visto por alguns como uma comodidade e economicamente falando muito prático já que se economiza as próprias roupas, há os que vêem o uniforme de trabalho como uma imposição, uma agressão ao direito de cada um escolher o que vestir.
O uso do uniforme evita a competição por quem tem mais roupas de grifes. Outra vantagem apontada, é que fica fácil identificar os funcionários.
Diariamente milhares de pessoas, em especial mulheres se perguntam na frente do guarda roupa: ‘com que roupa vou trabalhar hoje?’
O que vestimos é nosso cartão de visitas reflete um pouco de nossa personalidade.
Porém, para os que não tem o hábito de cuidar muito da aparência, o uso do uniforme é providencial, uma forma de estar sempre bem.
Por isso, sugerimos valorizar a opinião de quem vai usar. Vale promover uma conversa para identificar o que a equipe pensa, explicar a boa impressão que o uniforme causa nos clientes e, principalmente, propor a discussão de qual seria o melhor modelo, apresentando opções para votação.